Cursos de formação em constelação familiar de todo tipo


Incrível como uma matéria no Fantástico da Rede Globo sobre Constelação Familiar fez com que o trabalho de Bert Hellinger ganhasse visibilidade em todos os cantos do nosso país.

Como tudo, há o lado positivo - para mim, mais pessoas se beneficiando com a abordagem sistêmica - e o lado negativo. Este me preocupa um pouco! Afinal, com a atenção voltada para a Constelação Familiar, tem muita gente querendo ser constelador familiar também.

E então começam a surgir cursos de formação online, à distância, intensivo e de muitos outros e eu me questiono: qual a validade destes cursos? Quão bem preparado vai ser este futuro constelador? E como será seu trabalho, qual o risco que muitos sistemas familiares correm ao serem mexidos por consteladores pouco preparados?


Se você quer ser constelador, minha dica é procurar um curso presencial sério, com facilitadores reconhecidos. Um curso que seja a médio ou longo prazo, pois, acredite, ninguém fica pronto para ser constelador em 4 meses, quem dirá em cursos intensivos de 4 dias!

Antes de tudo, quem quer ser um facilitador de Constelação Familiar precisa trabalhar como gente grande seus próprios temas, precisa adotar a filosofia de Hellinger como sua própria maneira de viver, aplicar a visão sistêmica em todas as suas relações. Precisa se conhecer e trabalhar seus medos, traumas, preconceitos. E isso é apenas o começo!

Um curso de formação em Constelação Familiar não deve ser escolhido pelo preço ou pela duração. Quem quer economizar dinheiro e tempo precisa se questionar "o que quero afinal com esta formação?" e talvez seja melhor investir este mesmo tempo e dinheiro em outras coisas.

Claudia Vassão


Comentários

O que o pessoal mais lê por aqui...